quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Inferno particular

Faz algum tempo comecei a escrever algo sobre a frase copiada de algum lugar para meu messenger: “Talvez esse mundo seja o inferno de outro planeta”.
Enquanto pensava nas possibilidades de vida oferecidas no tal inferno, alguém sem pedir licença desafiava: “Talvez esse mundo seja o CÉU de outro planeta”.
Eu então me fiz exclamações e interrogações ao mesmo tempo (!?!?!?).
Como assim, alguém enxerga céu onde só existe sombra!?
Sei bem ser verdade que CÉU e INFERNO residem logo aqui dentro da gente. Mas a possibilidade de achar um céu se fazia impossível diante da confusão que só crescia e tornava turbulenta a vida dentro de mim.
Então, decidi pensar mais sobre o assunto e pensei, pensei... Ponderei.
Algum tempo se passou e hoje, testemunhando sorrisos e sonhos dando boas vindas ao ano que se anuncia, volto a sentir segurança nas sombras que me cercam.
Volto a pensar que céu e inferno estão dentro de mim e, muitas vezes, sinto vergonha de mim, de minha escolha. Afinal, “porque sofrer se você pode ser feliz?”, dizem por aí.
Mas, a verdade, é que céu e inferno trafegam juntos, sempre. Às vezes matam, às vezes fazem viver.
Enganam-se aqueles que do próprio céu julgam inferno o mundo de outrem, ou ainda quem do inferno, enxerga céu apenas no alheio. Às vezes, a consciência de que de nossos fantasmas apenas nós sabemos, é insuportável, provoca cegueira.
Resta, então, a certeza de que meu inferno é reduto particular, mundo desconhecido de todos. Nele, apenas eu sou visitante cativa, assídua.
Sei que de cada inferno, alguém busca planetas, terras longínquas, onde seres celestiais façam residência. A busca, no entanto, é vã.
CÉU e INFERNO continuam ao alcance de nossas difíceis escolhas, dentro de nós e não em lugares distantes.
A minha escolha? “Ao menos hoje meu mundo é apenas uma sombra.”

2 comentários:

  1. Lindo o seu texto, Clarissa. E é bem verdade...

    ResponderExcluir
  2. Clarissa, creio que tudo seja mesmo uma questão de ponto de vista, momento, disposição. A sombra já é algo

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (Jefhcardoso)

    Abraço e Feliz2011!

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir